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(11) 4608-8008 PÓS-GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO

Educação Especial

Sobre o curso

Neste século, a perspectiva de novos rumos políticos e educacionais aponta para a Educação Especial como criadora de novos códigos culturais. No nosso tempo, a Educação Especial figura como necessária para fortalecer o desenvolvimento humano e formar uma nova cidadania, como base para a preparação e inovação da sociedade acolhedora e inclusiva. Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001), o Brasil optou pela construção de um sistema educacional inclusivo ao assinar a Declaração Mundial de Educação para Todos (FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA, 1990) e a Declaração de Salamanca, resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade (UNESCO, 1994). Nessa opção política pela implementação de uma escola para todos, a educação da pessoa com deficiência se insere numa nova perspectiva, voltada para o efetivo respeito à igualdade dos direitos e valorização da diversidade humana, em oposição às práticas segregativas e assistencialistas tradicionalmente defendidas pela Educação Especial, centradas no modelo médico de deficiência. A presente proposta de um curso de pós-graduação Lato Sensu EM EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO, destinada aos profissionais da área de Educação, como formação continuada, sendo referendada pela importância da tratativa das questões referentes às necessidades especiais e inclusão na formação de professores e de especialistas que atuem em áreas de saúde e clínicas, e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O mesmo estará se inter-relacionando com diversos cursos da área de Saúde e de Educação. Contudo, o entrelaçar das disciplinas, que irá compor esse Curso de pós-graduação Lato Sensu em EDUCAÇÃO ESPECIAL - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ED. INFANTIL, ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO, pretende tecer um alicerce que compreenderá o ser, numa visão biopsicossocial, histórico-social, com o foco de amenizar as possíveis dificuldades encontradas em sua vida.

Objetivos do Curso

Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais, reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; como também, os princípios defendidos pela FFRAMO, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Duração do Curso: 360h
Período: Sábados das 8h30 às 17h ou Terça-feira e Quinta-feira das 19h30 às 22h30
Investimento: Plano de 12 parcelas de R$265,00.