• Facebook
  • Acessibilidade
  • Aumentar Fonte
  • Normalizar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Mapa do Site
  • Ativar Contraste
(11) 4608-8008 PÓS-GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO

PSICOMOTRICIDADE, CORPO, E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sobre o curso

O estudo do corpo na contemporaneidade complementa os aspectos de entender o individuo em seus aspectos, sociológicos, antropológicos e históricos, corporificando o ser, segundo Mauss (2003). Capacitar a criança para ter uma visão global e diferenciada do mundo que o cerca, por meio do professor mediador que conhece seu corpo como conhecimento anterior que lhe mediará a intervenção quando necessária. Assim, quando o professor entende o desenvolvimento psicomotor como relação entre grupo e , aprendizagem formal atuará com objetivos a serem alcançados em suas atividades lúdicas. Atuará dessa forma, visando como cada sociedade atua e impõe o uso do seu corpo. Dessa forma, percebe-se que o desenvolvimento psicomotor das crianças e as dificuldades de aprendizagem estão intimamente ligados. Assim, Gomes (1995) apresenta uma série de questões sobre as causas e as falhas no processo de ensino aprendizagem, que algumas vezes provem de atrasos relacionados ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor. Cabem os seguintes questionamentos: Essas dificuldades seriam decorrentes de problemas relacionados ao trabalho do professor em sala de aula? Os professores procuram desenvolver nas crianças habilidades psicomotoras como lateralidade, esquema corporal, estruturação espaço-temporal, estruturação visomotora, coordenação motora global e fina? Os professores estão preparados para lidar com possíveis dificuldades no processo de ensino-aprendizagem respeitando as fases do desenvolvimento psicomotor das crianças na faixa etária estudada? Ou o problema esta em o professor não se relacionar com seu próprio corpo? Se as crianças são treinadas o que podemos esperar dos professores? A presente proposta de um curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicomotricidade, destinada aos profissionais da área de Educação Infantil, como formação continuada, sendo referendada pela importância da psicomotricidade na formação do professor da Educação Infantil e, sua relação com o processo de ensino-aprendizagem, na pré- escola. O mesmo estará se inter-relacionando com diversos cursos da área de Saúde e de Educação. Contudo, o entrelaçar das disciplinas, que irá compor esse Curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicomotricidade na Educação Infantil, pretende tecer um alicerce que compreenderá o ser, numa visão biopsicossocial, com o foco de amenizar as possíveis dificuldades psicomotoras, encontradas na pré-escola.

Objetivos do Curso

Fornecer subsídios para que o profissional da Educação Infantil possa avaliar analisar, orientar e estimular o aluno de forma holística, promovendo seu desenvolvimento psicomotor, por meio da ludicidade.

Duração do Curso: 360h
Período: Sábados das 8h30 às 17h ou Terça-feira e Quinta-feira das 19h30 às 22h30
Investimento: Plano de 12 parcelas de R$265,00.